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INSS: como reativar o benefício após o atraso na prova de vida

  • 14/06/2021


    INSS: como reativar o benefício após o atraso na prova de vida


     

    O Instituto de Seguro Social (INSS) retomou a obrigatoriedade da prova de vida neste mês de junho, depois de ficar suspenso desde março de 2020 devido a pandemia do covid-19. 

    De acordo com levantamento feito pelo próprio INSS, aproximadamente 12 milhões de idosos precisarão realizar a exigência entre junho e dezembro de 2021 seguindo um calendário específico que poderá ser visualizado clicando aqui.

    Se o benefício for suspenso devido a falta de renovação da senha solicitada para a comprovação de vida, não será em caráter definitivo e os valores retidos serão liberados assim que a nova senha for criada. 

    Neste caso, o benefício será somente suspenso e o aposentado não perderá o direito aos valores.

    O cancelamento ocorrerá apenas se não houver a prova de vida seis meses após o fim do prazo.

    Como reativar o benefício 

    Para desbloquear a aposentadoria na perda do prazo da realização da prova de vida, basta fazer a solicitação no site do INSS preenchendo o requerimento online e ao final, agendar o atendimento presencial para finalizar o processo. Confira o passo a passo:

    • Faça login no Meu INSS;
    • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”
    • Clique em “Novo Requerimento”;
    • Selecione o serviço  que você quer;
    • Clique em “Atualizar”;
    • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
    • Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

    Pelo telefone no número 135 também é possível receber auxílio para agendar o atendimento presencial.

    Algumas pessoas poderão realizar a prova de vida pelo celular, mas essa possibilidade só existe para beneficiários com biometria facial cadastrada nos bancos de dados do governo. Um exemplo seriam aqueles que possuem a CNH digital.

    Idosos com mais de 80 anos ou com dificuldade de locomoção comprovada poderão ter atendimento em casa pelos agentes do INSS.

    Lembrando que o INSS nunca entra em contato via redes sociais ou via whatsapp para solicitação de dados e prova de vida. Caso isso aconteça, entre em contato com o telefone do INSS para realizar a denúncia. 

    Fonte: Portal www.contabeis.com.br


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