Recco Contabilidade


Lei volta a exigir divulgação de editais de licitação em jornais

  • 14/06/2021


    Lei volta a exigir divulgação de editais de licitação em jornais


     

    O presidente Jair Bolsonaro promulgou norma que exige a publicação de editais de licitação em jornais de grande circulação. Anteriormente, o trecho tinha sido vetado na Lei de  Licitações e Contratos Administrativos (14.133/2021). 

    Em sessão no dia 1º, o Congresso Nacional derrubou cinco itens vetados pelo presidente Jair Bolsonaro. O presidente havia vetado a determinação de que os extratos de editais fossem veiculados em jornais diários de grande circulação, além de nos diários oficiais. 

    Também havia sido vetada a regra para que, até 2023, os municípios divulgassem suas contratações na imprensa escrita. Ambos os dispositivos voltam a valer.

    Outra regra que volta ao texto da lei é a que diz que, na contratação de serviços especializados "de natureza intelectual" pela administração pública, quando o valor for superior a R$ 300 mil, devem ser usados os critérios de melhor técnica ou de técnica e preço — respeitada a proporção de 70% de peso para a proposta técnica. 

    O governo havia alegado que deve caber ao gestor, analisando caso a caso, a decisão sobre o critério a ser adotado. 

    Senado

    Por fim, os parlamentares devolveram ao texto dispositivo segundo o qual, nos casos de contratação de obras e serviços de engenharia, a administração pública deve obter o licenciamento ambiental (ou uma manifestação prévia) antes da divulgação do edital. 

    A nova lei de licitações está em vigor desde abril. Ao longo dos próximos dois anos ela vai substituir não apenas a atual Lei das Licitações (Lei 8.666, de 1993) como também a Lei do Pregão (Lei 10.520, de 2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (Lei 12.462, de 2011).

     

    Fonte: Com informações da Agência Senado


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo