Recco Contabilidade


Saiba mais sobre as diferenças e vantagens da contabilidade digital, tradicional e híbrida

  • 14/06/2021


    Saiba mais sobre as diferenças e vantagens da contabilidade digital, tradicional e híbrida


     

    Difícil pensar em uma vida longe da tecnologia. A internet e os smartphones mudaram a rotina e também promoveram mudanças no setor contábil. A expansão tecnológica trouxe ao setor novos modelos de negócios e hoje existem três modelos principais de contabilidade: a digital, a tradicional e a híbrida.

    Conheça mais sobre cada modelo e suas diferenças.

    Contabilidade digital

    A contabilidade digital baseia-se no uso de softwares e da internet para a realização das tarefas, automatizando serviços.

    Além dessas ferramentas, em muitos casos, a contabilidade digital também pode usar a Inteligência Artificial e tem o contador como participante ativo, assumindo um papel estratégico na empresa.

    Segundo João Esposito, CEO da Express CTB, accountech de contabilidade, “Dentro da contabilidade digital, as tarefas são realizadas em menos tempo, o que permite a prestação de serviços para um número maior de pessoas, além de facilitar o acesso aos dados”. Ainda ressalta que “O escritório pode funcionar de maneira mais rápida e barata, o que pode aumentar muito a longevidade do negócio”.

    Para o cliente, não é preciso enviar malotes volumosos de documentos físicos, a comunicação com o contador é muito mais ágil e os processos são mais organizados. Todas as atividades são feitas com plataformas modernas e inteligentes, que podem ser acompanhadas pelos empresários, mas estão sob responsabilidade do contador.  

    Diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online

    Muitas pessoas podem confundir o conceito de contabilidade digital com a contabilidade online. Afinal, ambos trabalham com uma tecnologia bem atual e precisam da internet para atuar. No entanto, há diferenças entre as duas modalidades.

    Na contabilidade online, as atividades são feitas pelo próprio empresário, em uma plataforma. Nesse caso, a contabilidade é levada no estilo “faça você mesmo”, o que traz bastante autonomia ao dono do negócio, mas também aumenta a probabilidade de erros.

    A contabilidade digital também é baseada na tecnologia, porém os cuidados ficam sob responsabilidade do contador.

    O cliente pode aproveitar a plataforma para enviar documentos e obter relatórios, mas não precisa se preocupar com a apuração de impostos e o cumprimento de outras obrigações.

    Contabilidade tradicional

    A contabilidade tradicional é o modelo mais conhecido e oferece uma prestação de serviço presencial. Ela requer a instalação de um escritório físico para que o cliente possa visitar o contador sempre que necessário. É nesse lugar em que as atividades são realizadas e onde ficam os documentos das empresas que o contador atende.

    Geralmente, os clientes precisam enviar as notas fiscais, contratos e outros papéis importantes para esse escritório e vice-versa.

    “O contato entre cliente e contador é bem próximo, o que pode ser uma grande vantagem para quem valoriza os métodos mais antigos de atendimento e gosta de ter uma relação mais pessoal com os profissionais que ajudam a cuidar da empresa”, destaca Esposito, que completa “Também é uma opção interessante para quem não está familiarizado com a tecnologia e consegue trabalhar melhor de maneira analógica”.

    A contabilidade tradicional tem processos mais morosos, o que pode afetar a produtividade e o atendimento ao cliente. Podendo provocar também atrasos no cumprimento das obrigações, acarretando multas e outros problemas para o cliente.

    Contabilidade híbrida

    A contabilidade híbrida procura mesclar o melhor dos outros dois modelos ― tradicional e digital, facilitando a burocracia através da tecnologia. Nessa proposta, o contador executa parte dos serviços de forma digital, mas está disposto a atender ao cliente sempre que necessário, prestando uma consultoria e orientando os processos do negócio.

    Esse contato pode ser feito por meio de ferramentas como Skype, Zoom e Google Meet. Assim, não é necessário que a empresa esteja na mesma cidade do escritório de contabilidade para que essas conversas aconteçam.

    Além disso, a contabilidade híbrida fornece as informações em tempo real, permitindo que o gestor cheque os dados e obtenha relatórios atualizados para a tomada de decisões.

    “Vale lembrar que toda empresa precisa de um contador para regularizar os processos. As que legalmente são dispensadas dessa obrigação ainda podem solicitar o apoio desse profissional como consultor, um trabalho importante para o sucesso do negócio” afirma o CEO.

     

    Fonte: Express CTB


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo